terça-feira, 30 de agosto de 2011

A introdução a química abordando os seguintes pontos :


origem : desde milhares de anos antes de Cristo, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade, já que abarca todas as transformações de matérias e teorias  correspondentes. Com frequência a história da química se relaciona intimamente com a história dos químicos e — segundo a nacionalidade ou tendência política do autor — ressalta em maior ou menor medida os sucessos alcançados num campo ou por uma determinada nação.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia  populares entre muitos dos cientitas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle The Sceptical Chymist (1661). A química, como denominada atualmente, começa a ser explorada um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier  e as suas descobertas em relação ao oxigênio com Carl Wilhelm Scheele , à lei da conservação da massa  e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão
A origem da química confunde-se com a prática da alquimia, a arte de modificar substâncias ou de simplesmente observar as transformações espontâneas ocorridas na natureza. Para a alquimia, as transformações eram um ponto central, sendo tão fascinantes quanto úteis. Fazer sabão a partir de gordura e cinzas, aprender a controlar o processo de fermentação, obter bronze de minérios de cobre e estanho eram alguns dos conhecimentos importantes também do ponto de vista econômico. Observando a natureza e tentando modificá-la, o homem ambicionava transformar o mundo. A prática levou ao conhecimento, dando origem à ciência. Embora a química, como a alquimia, trate de transformações - desde as que acontecem nos reatores nucleares até aquelas que ocorrem na fixação de nitrogênio por bactérias - a antiga arte, em um avanço fantástico em poucas centenas de anos, tornou-se uma grande ciência.

Importância : Podemos dizer que tudo à nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. A química proporciona progresso, desenvolvimento e através do uso dela que suprimos as necessidades: O uso de materiais de limpeza e higiene, roupas de fios artificiais, desenvolvimento da indústria farmacêutica, fertilizantes e pesticidas para plantação, produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas como plásticos, vidros, tintas, cimento etc.
 para o desenvolvimento de processos que pudessem gerar bens de consumo melhores e cada vez mais elevar a qualidade de vida do homem. O entendimento e construção dos primeiros motores à vapor, a confecção de remédios realmente eficazes, a extração e manipulação de substâncias naturais em formas cada vez mais puras são produtos da corrida industrial.

Aplicações da química : 

  Veterinária

 Agronomia 

 Controlo Qualidade

 Cosmética  

   Medicina      

  Indústria do Vestuário  

  Medicamentos

 Perfumes   
  Ecologia   

Mas a aplicação da química vai além dos medicamentos. Ela cerca o homem de outros cuidados que prolongam e protegem a vida. Fornecedor de uma quantidade fantástica de produtos básicos para outras indústrias, o setor químico também desenvolveu matérias-primas específicas para a medicina. Válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e atóxicos e embalagens para coleta e armazenamento de sangue são apenas alguns dos exemplos dos produtos de origem química que revolucionaram a medicina. Hospitais, clínicas, laboratórios, enfermarias e unidades de terapia intensiva têm na química uma parceira indispensável. Os modernos equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos foram fabricados com matérias-primas químicas. Avançados desinfetantes combatem o risco de infecções. Reagentes aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica patente que química é vida.

' beijos até o próximo tema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário